O que é infertilidade?

A infertilidade é uma afecção do sistema reprodutivo que afeta homens e mulheres. É considerado infértil o casal que após 12 meses de relações sexuais – sem uso regular de métodos contraceptivos – apresenta a ausência de gravidez. Em geral, 85% dos casais engravidam após um ano de tentativas. Depois desse período, recomenda-se procurar tratamento médico.

O problema não é raro. Calcula-se que 15% dos cônjuges são inférteis, isto é, sete milhões de casais. Além disso, um a cada seis casais tem dificuldade em ter filhos. Índice que cresceu nos últimos anos, devido à predisposição de as mulheres postergarem a maternidade, ao aumento de ocorrência de endometriose e à queda de qualidade do sêmen.

Por isso, é importante que o casal encare o problema juntos, participando de consultas e de etapas do tratamento, contribuindo, assim, para um melhor resultado.

A equipe médica da Clínica Femmina está apta a auxiliar você na identificação das causas da infertilidade e indicar o melhor método para engravidar, de acordo com o seu caso.

Causas mais comuns de infertilidade feminina? [+]

Os fatores que mais afetam a infertilidade feminina são:

- A idade é um elemento de destaque. Uma mulher com 25 anos de idade tem, em média, 25% de chance de engravidar por mês. Com o passar dos anos essa probabilidade diminui, visto que há perda na qualidade e quantidade de óvulos. A partir dos 40 anos de idade, a mulher apresenta 5% de chance ao mês.

O avanço da idade proporciona o esgotamento da reserva ovariana da mulher. O número de óvulos de uma mulher é limitado e, parte dessa quantia, é eliminada durante o período menstrual, diminuindo, assim, a reserva ovariana, a qualidade e quantidade de óvulos. Essa perda ocasiona à menopausa, proporcionando maior chance de aborto e de desenvolvimento de bebês com má-formação;

- A endometriose é uma das mais comuns causas de infertilidade feminina. Trata-se da presença da mucosa – semelhante a que reveste a parede interna do útero – na região pélvica e abdominal. A doença é provocada por pedaços de tecido que se descolam do útero no período menstrual, passam pelas tubas e se armazenam na cavidade abdominal e ovários. Devido às oscilações hormonais, a endometriose pode ser dolorosa

Estudos apontam relação entre endometriose e infertilidade. Dados de pesquisas mostram que entre achados laparoscópicos de mulheres inférteis e achados de mulheres submetidas à esterilização tubária mostraram que a patologia esta presente em 40% a 60% das mulheres inférteis, contra 1% a 5% do grupo controle.

- Um dos fatores que mais interfere na incidência de infertilidade feminina é a alteração tubária. A concentração exagerada de líquido provocado por infecções inibe a implantação de pré-embriões. Esse tipo de modificação é causado devido à cirurgia de laqueadura, à infecção desenvolvida pela endometriose e outros tipos de aderências locais, que prejudica a função das tubas;

- Ocorrência de pólipos (tecido poroso que se forma no útero) ou miomas (tumor benigno que se desenvolve na parede uterina). Esses fatores causam protuberâncias que dificultam a colagem do embrião no útero;

- Causas hormonais e ovulatórias são comuns e influenciam diretamente o ciclo menstrual. Distúrbio hormonal, por exemplo, afeta a ovulação provocando a anovulação (ausência de ovulação).  Outra deficiência é no corpo lúteo – tecido presente no óvulo fertilizado. A célula é encarregada de cessar a menstruação, que nem sempre produz os hormônios fundamentais para a conclusão da tarefa;

- A aderência pélvica provoca a imobilidade das tropas, bloqueando a passagem do óvulo maduro liberado pelo ovário. Essa paralisia é resultante de inflações ou infecções de cirurgias no peritônio;

- câncer, endocrinológicas, diabetes e doenças auto-imunes (lúpus e artrite reumatóide).

Causas mais comuns de infertilidade masculina? [+]

A infertilidade masculina está ligada a:

- Variação na produção na qualidade e na quantidade dos espermatozóides;

- Varicocele (varizes no saco escrotal);

- Obstrução no Epidídimo (canal condutor dos espermatozoides) provocado por infecções ou  alterações congênitas;

- Doenças infecciosas, como DST, gonorréia e sífilis. A caxumba, diagnosticada na puberdade, pode provocar orquite (inflamação dos testículos), destruindo a formação de espermatozóides;

- Distúrbios imunológicos;

- Doenças endocrinológicas;

- Uso abusivo de drogas, como bebida alcoólica, maconha e cocaína. Consumo crônico de medicamentos antidepressivos, hipertensivos, antiulcerosos, que podem interferir na produção dos espermatozóides.

Reprodução Humana

» O que é infertilidade?

» Primeira Consulta

» Exames

» Tratamentos

» Preservação

» Dúvidas

Indique para um amigo

Compartilhe o site para um amigo.