Dúvidas

O que é infertilidade? [+]

De acordo com a OMS a infertilidade é a ausência de gravidez após 12 meses de vida sexual ativa e sem uso de método anticoncepcional. Trata-se, portanto, de uma dificuldade para engravidar, não de uma impossibilidade de obter a gestação. A infertilidade conjulgal pode decorrente de diversos fatores associadas, ou não, de anomalias do sistema reprodutor masculino e feminino.

Quantas mulheres sofrem com o problema atualmente? [+]

A infertilidade não é um problema raro. Muito pelo contrário, atualmente ela atinge cerca de 15% dos casais em idade fértil.

A infertilidade é um problema exclusivamente feminino? [+]

Não. Estudos apontam que a infertilidade é um problema do casal. De 30% a 40% dos casos, é possível identificar um fator masculino de infertilidade. Na mulher, a patologia ginecológica é encontrada em 30% a 40% das situações. No entanto, a causa de infertilidade múltipla, precisando investigar simultaneamente os dois elementos do casal, visto que em 30% dos casos, ambos contribuem para a infertilidade.  Os cenários em que não é possível estabelecer uma causa somam aproximadamente 10% dos casais.

O que causa a infertilidade na mulher? [+]

As principais razões de infertilidade feminina estão relacionadas às disfunções na ovulação (fator ovulatório) e às alterações nas tubas (fator tubário) e no útero (fator uterino). A endometriose – localização anormal do endométrio – também pode estar relaciona e corresponde a 5% dos casos.

Quais os fatores que aumentam os riscos de infertilidade feminina? [+]

Alguns dos principais fatores de risco são: a idade, o consumo de drogas, a exposição a doenças sexualmente transmissíveis, e o excesso e a falta de peso. No caso de mulheres que foram submetidas aos tratamentos clínicos de quimioterapia ou radioterapia a atenção deve ser redobrada, visto que pode haver perda de óculos, agravando a fertilidade.

A idade interfere na fertilidade da mulher? [+]

A idade é considerada um dos principais fatores para a fertilidade feminina.  Isso, porque a idade da mulher está diretamente relacionada com a quantidade e qualidade dos óvulos. Até os 35 anos de idade uma mulher tem 40% chances de engravidar. Após os 35 anos, o potencial de reprodução diminui gradativamente; já aos 40 anos de idade, a possibilidade de engravidar é inferior a 10%. Vale ressaltar, porém, que a probabilidade varia para cada mulher.

A ansiedade pode atrapalhar o processo de engravidar? [+]

Sim, a ansiedade atrapalha e muito o processo, pois o organismo da mulher é muito suscetível a mudanças hormonais. A ovulação pode sofrer alterações ou mesmo não acontecer por fatores emocionais. É fundamental, aprender a controlar a ansiedade.

A mulher deve buscar orientação médica após quantas tentativas de engravidar? [+]

O ideal é que o casal procure orientação médica após doze meses de tentativa, nos casos em que a mulher tenha até 35 anos. Após essa idade, o período diminui para seis meses. O intervalo também pode ser alterado para casais com suspeita de menstruação irregular, endometriose, gestação ectópica anterior, Síndrome dos Ovários Policísticos, laqueadura tubárea ou vasectomia ou infecção pélvica prévia.

Que tipo de procedimentos os médicos usam para diagnosticar a infertilidade na mulher? [+]

Na Clínica Femmina, os procedimentos realizados buscam uma causa específica para cada casal. Entre os métodos mais utilizados estão: a avaliação da ovulação – acompanhamento do histórico menstrual e dosagem de hormônio –, a avaliação do útero e os exames de imagem (ultrassonografia transvaginal especializada e ressonância magnética). Além disso, pode ser prescrito o exame de sangue (CA-125), que diagnostica a endometriose.

Problemas de fertilidade são hereditários entre as mulheres? [+]

Grande parte dos problemas femininos não está vinculada à hereditária. No entanto, há casos de miomas, endometriose, Síndrome dos Ovários Policísticos e perda precoce dos óvulos diagnosticados em familiares.

Nos homens, a situação também é rara, mas alterações genéticas podem levar a diminuição da qualidade do sêmen. Um exemplo é a ausência dos ductos deferentes bilaterais – canais que transportam o espermatozóide dos testículos para o ducto ejaculatório. Neste caso, a atenção é redobrava, visto que o problema está relacionado a mutação do gene da fibrose cística.

Quais são os principais meios, usados atualmente, para tratar a infertilidade na mulher? [+]

O tratamento vai depender da complexidade do problema de cada casal. Alguns dos procedimentos indicados são: relação sexual programada, fertilização in vitro e inseminação intrauterina.

Qual a chance de sucesso de cada um dos tratamentos descritos acima? [+]

No caso da inseminação intra-uterina a possibilidade de engravidar gira em torno de 20%, por tentativa. Já a fertilização in vitro (FIV) pode chegar a 40% de chance, a cada experimento. O resultado parece ser baixo, mas, em comparação, um casal sem problemas de infertilização alcança 20% de possibilidade de engravidar, isto é, metade da perspectiva de sucesso da FIV.

Quais são os riscos de cada uma delas? [+]

No caso de reprodução humana, a gestação múltipla (um ou mais bebês) é o principal problema relacionado. Isso ocorre porque o procedimento induz à ovulação, fator que aumenta a chance de múltiplos óvulos e, como conseqüência, a fecundação de múltiplos embriões. Outro risco é a Síndrome de Hiperestimulação Ovariana, uma resposta excessiva recorrente da medicação utilizada para a indução da ovulação.

Geração de bebês múltiplos ainda é um fator comum para este tipo de gestação? [+]

Sim. Os métodos de reprodução humana elevam a probabilidade de gestações múltiplas (dois ou mais bebês). Isso ocorre porque o procedimento induz a produção de uma quantidade maior de óvulos e embriões. Vale ressaltar que a chance de gestação única é maior que a de gestação múltipla.

Bebês gerados a partir de técnicas de reprodução assistida tendem a nascer prematuros? [+]

Não. No entanto, é preciso dar atenção adequada para gestação múltipas (dois ou mais bebês). Nessa situação a prematuridade está relacionada diretamente e o risco aumenta tanto para a pós-fertilização quanto para a espontânea. Sendo assim, não há riscos de nascimento prematuro, após fertilização in vitro, em uma gravidez única (um bebê).

O que causa a infertilidade no homem? [+]

Grande parte dos homens que manifesta alteração no sêmen não apresenta motivos plausíveis que expliquem a infertilidade.  No entanto, há situações de alerta, como exposição a toxinas, varicocele, fatores genéticos, processos infecciosos, obstrução dos ductos de transporte e alterações hormonais.

Existe alguma relação ente fertilidade e potência sexual? [+]

Dos vários motivos que justifica a infertilidade, quase nenhum está relacionado à perda da potência sexual do homem ou da mulher. No homem, por exemplo, a fertilidade – ligada diretamente a produção dos espermatozóides – e da testosterona – vinculado com seu potencial sexual – é feita por diferentes células no testículo. Sendo assim, o que pode ocorrer com frequência é a variação no sêmen com nível de testosterona normal.

É possível ter boas relações sexuais e não engravidar uma mulher? [+]

Sim. A gravidez é apenas consequência da relação sexual.

Há fatores que aumentam os riscos de infertilidade masculina? [+]

Sim. No homem, os alguns riscos estão associados à substâncias tóxicas, como a ingestão de medicamentos usados para realizar quimioterapia, à radiação ionizante, aos hormônios exógenos e ao calor. Outro perigo que pode estar relacionada à infertilização é as infecções que ocasionam a inflamação dos testículos (orqui-epidimite).

Como a idade interfere na fertilidade do homem? [+]

A idade do homem não é um fator tão relevante, como no caso da mulher. No entanto, pode haver ocorrências de redução na concentração e movimentação adequada dos espermatozóides. Doenças e problemas genéticos ligados diretamente à idade também podem interferir na fertilidade do homem. Porém, não é considerado o principal motivo de infertilidade masculina.

Que tipo de procedimentos os médicos usam para diagnosticar a infertilidade no homem? [+]

No homem, o principal exame realizado é o espermograma. O procedimento avalia o volume do sêmen, a concentração, a movimentação (motilidade), o número e a forma (morfologia) do espermatozóide do homem. Além disso, detecta a presença de inflamação.

Para melhor resultado, o espermograma deve ser realizado duas vezes, com intervalo de 15 a 30 dias entre uma coleta e outra, e após um período de dois a cinco dias de abstinência sexual. É ideal que o homem realize a coleta do sêmen em local de confiança, que tenha um histórico positivo de analise seminal.

Razões para procurar um especialista em Reprodução Humana [+]

Veja a lista de perguntas que podem auxiliar:

- Você e seu parceiro estão estressados e preocupados por “ainda” não terem engravidado?

- Você ou seu parceiro já tiveram um relacionamento em que tentaram engravidar, mas não conseguiram?

- Estão tentando engravidar há mais de um ano, sem sucesso?

- Você (mulher) tem mais de 35 anos de idade e está tentando engravidar há pelo menos 6 meses?

- Seus ciclos menstruais são irregulares? Ou seja, tem intervalos menores do que 25 dias ou maiores que 35 dias?

- Você tem história de síndrome dos ovários policísticos?

- Você tem cólicas intensas durante a menstruação?

- Você tem dores durante as relações sexuais?

- Você sente uma dor constante na região inferior do abdome?

- Você já teve mais de 2 abortos?

- Você já teve gestação ectópica (fora do útero)?

- Você já teve doença inflamatória pélvica?

- Você tem algum distúrbio na tireoide?

- Você tem diabetes?

- Você já fez alguma cirurgia abdominal grande, como retirada do apêndice?

- Sente sair leite espontaneamente pelas mamas?

- Seu parceiro tem problemas de ereção ou ejaculação?

- Seu parceiro nasceu com os testículos fora da bolsa testicular (criptorquidia)?

- Seu parceiro já teve caxumba testicular?

- Seu parceiro já usou anabolizantes?

- Seu parceiro tem veias dilatadas na bolsa testicular?

- Seu parceiro já fez cirurgia para correção de hérnia inguinal?

- Seu parceiro já teve algum trauma testicular?

Se alguma das respostas foi positiva, é provável que seja interessante uma avaliação com um especialista em Reprodução Humana. É claro que isso não significa que sejam inférteis ou tenham algo de errado. Mas podem salvar o tempo de alguns casais, aumentando as chances de sucesso.

Reprodução Humana

» O que é infertilidade?

» Primeira Consulta

» Exames

» Tratamentos

» Preservação

» Dúvidas

Indique para um amigo

Compartilhe o site para um amigo.