Notícias

Video-laparoscopia revela informações importantes quanto às desordens ginecológicas

Os problemas ginecológicos nem sempre podem ser esclarecidos por meio de exames físicos, raios-X e ultrassonografia. Por isso, a vídeo-laparoscopia é recomendada para ajudar a identificar dados importantes referentes à infertilidade ou às questões ginecológicas. Com o diagnóstico laparoscópico, o médico consegue observar o interior da região pélvica. E se uma condição anormal for detectada, é possível solicitar uma cirurgia laparoscópica para correção da alteração. O procedimento consegue identificar uma série de problemas como endometriose, miomas, cisto de ovários, gestação ectópica (fora do útero), aderências e salpingite (inflamação das trompas). Alguns destes casos, podem causar infertilidade e/ou gravidez de risco. Detectá-los é a maneira mais segura de tratar a paciente. Por isso, o procedimento é considerado bastante vantajoso em comparação à cirurgia tradicional (laparotomia).

A vídeo- laparoscopia oferece diagnóstico precoce e preciso; causa menos trauma e sangramento; reduz o risco de infecção; proporciona a resolução imediata de algumas patologias, com menor tempo de internação; assegura a volta às atividades normais após um período de sete dias; possibilita menor formação de aderências; e garante melhor resultado estético. Ele é bem menos invasivo que o tradicional.

No pós-operatório, a paciente fica em torno de 24 horas internada. É considerada uma cirurgia mais confortável, pois não é agressiva como a laparotomia e deixa menos cicatrizes. Além disso, causa bem menos dor o que favorece um retorno precoce às atividades cotidianas.

Para quais procedimentos é mais indicada:
 - Retirada de cistos ovarianos, miomas e ovários
 - Tratamento de gestação tubária
 - Investigação sobre infertilidade
 - Diagnóstico e tratamento de endometriose
 - Esterilização (laqueadura tubárea)
 - Histerectomia (retirada do útero)

Dentre as principais vantagens deste procedimento, destaca:
- São feitas pequenas incisões (bem menores que a cirurgia tradicional)
- Causa menos dor durante o pós-operatório
- Oferece menor risco de infecções
- Deixa menos cicatrizes favorecendo a estética
- Reduz o período de internação e gastos com medicamentos
- Garante mais segurança e eficácia no diagnóstico e realização de procedimentos médicos
 

Notícias

Indique para um amigo

Compartilhe o site para um amigo.