Notícias

Endometriose - Perguntas frequentes

O que é endometriose?

Endométrio é o tecido que descama ao final do ciclo menstrual, caracterizando a menstruação.  Na endometriose um tecido semelhante ao endométrio se instala em locais fora do útero, este tecido reflui através das trompas e se implanta dentro da cavidade pélvica, causando dores, inflamações e outras complicações.
 

Quais são os principais sintomas?

O principal sintoma é a dismenorréia, que é a cólica bem forte durante o período menstrual. Essas cólicas podem ser muito intensas, em alguns casos tornam a mulher incapacitada de realizar suas tarefas do dia a dia. A dor durante a relação sexual também é freqüente. A infertilidade ocorre em cerca de 40% das mulheres com endometriose. Além disso, a paciente pode se queixar de dores fora do período menstrual, alterações intestinais ou urinárias.
 

Endometriose tem cura?

Costuma-se dizer que a endometriose pode ser controlada, mas somente quando muito bem tratada. O diagnóstico precoce também ajuda muito no controle da doença.
 

Quais são as formas de tratamento?

A doença pode ser tratada cirurgicamente (videolaparoscopia) ou por meio de medicamentos. Além disso, há formas de melhorar a qualidade de vida, tais como exercícios, alimentação balanceada e psicoterapia.
 

Que exames são necessários para diagnosticar a doença?

A principal forma de diagnosticar a doença é a suspeita clínica, através do histórico da paciente. Exames laboratoriais por imagem também podem ajudar, tais como o ultra-som especializado, ressonância ou ecocolonoscopia.
 

Que órgãos podem ser afetados pela doença e em que proporção?

Os órgãos da pelve podem ser acometidos. A instalação da doença nos ovários leva a um cisto denominado endometrioma, que pode chegar a grandes proporções e comprometer a fertilidade. Outros órgãos também podem ser acometidos, como parte do intestino grosso (reto e sigmóide), bexiga, apêndice e vagina. Órgãos distantes, como pulmão, pleura, sistema nervoso central, também podem ser afetados pela doença, entretanto, este fenômeno é mais raro.
 

Existem características físicas, psíquicas, comportamentais ou profissionais que determinem maior propensão à doença?                  

A postergação da maternidade é uma das características comportamentais que podem favorecer o surgimento da doença, dessa forma, com as mulheres tendo filhos cada vez mais tarde, pudemos notar um aumento no número de casos de endometriose. Há alguns indícios que sugerem que mulheres ansiosas, com alto grau de estresse, estão mais propensas a desenvolver a doença.
 

A doença pode evoluir para câncer?                      

É pouco provável. A endometriose pode gerar sintomas de dor importantes e acometer outros órgãos como ovários, bexiga, reto, mas não há indícios de que a evolução da doença seja letal como os tumores malignos.
 

Quais os aspectos de maior gravidade da doença?                    

Os sintomas limitantes à vida da mulher (dor), a infertilidade e o acometimento de outros órgãos.
 

Qual é a relação da endometriose com a infertilidade?

A endometriose pode gerar infertilidade pelo acometimento das trompas, órgão que conduz o óvulo ao útero, além de poder se associar a alterações hormonais e imunológicas que dificultariam a gestação.
 

É possível reverter o quadro de infertilidade através dos tratamentos?

O tratamento cirúrgico pode ser útil, por meio da remoção das lesões e da restauração da anatomia pélvica, por vezes distorcida devido às aderências. Em alguns casos há necessidade de tratamento complementar, que depende da gravidade da doença. Entre eles, há a indução de ovulação, inseminação intra-uterina ou, em casos avançados, a fertilização in vitro.
 

A mulher com endometriose possui amparo na lei, uma vez que as conseqüências da doença afetam a sua vida profissional?

Infelizmente, ainda não. Pois, por não ser uma doença considerada de “Saúde Pública”, não existe um sistema jurídico que ampare as portadoras da doença nas esferas trabalhistas e na garantia de acesso a tratamentos clínico e cirúrgico pela rede pública de saúde.
 

Existe alguma forma de prevenção contra a endometriose?

Pode-se fazer prevenção secundária, por meio da obtenção de informações sobre a endometriose e prestar atenção aos sintomas. Com a presença dos sintomas, em especial a dor, a mulher deve procurar um médico ginecologista com urgência, pois, quanto mais cedo se detecta a doença, mais rápido um tratamento adequado poderá ser iniciado.

-----

Agora você já sabe mais sobre a endometriose e como é importante o diagnóstico precoce para o tratamento ideal. Compartilhe este artigo com suas amigas e ajude outras mulheres a se informarem mais sobre este problema! Informação é saúde!
 

 Fonte: ABEND - Associação Brasileira de Endometriose

Notícias

Indique para um amigo

Compartilhe o site para um amigo.