Notícias

Criopreservação de óvulos

Atualmente, a criopreservação de oócitos (óvulos) é uma alternativa viável para a preservação do potencial de fertilidade da mulher. E, pode ser indicado em casos específicos.
 

Devido ao aumento e detecção de casos de patologias malignas e a constante evolução de tratamentos oncológicos, maior número de mulheres em idade reprodutiva necessitam de atendimento e orientação. A maioria destes tratamentos utilizam, em separados ou associados, a quimioterapia, a radioterapia e a cirurgia.
 

Durante e após estes procedimentos a fertilidade feminina pode ficar comprometida, resultando em quadros transitórios ou permanentes de infertilidade. Nestes casos, a preocupação deve ser primariamente com a saúde da paciente e depois com a preservação da sua fertilidade.
 

O médico assistente deve avaliar com sua paciente, no momento propício, a possibilidade dela se tornar infértil após o tratamento oncológico. O procedimento adequado deve ser o encaminhamento a um especialista em reprodução humana, antes de instituir o tratamento apropriado. A criopreservação de oócitos é uma das possibilidades mais empregadas para preservar o potencial atual de fertilidade destas mulheres.

Notícias

Indique para um amigo

Compartilhe o site para um amigo.