Notícias

Câncer de mama – sintomas e prevenção

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma.

O câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres.

O sintoma mais comum do câncer de mama é o surgimento de um nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, na mama. Porém, há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos.

Outros sinais de câncer de mama são:

  • edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja;
  • retração cutânea;
  • dor;
  • inversão do mamilo;
  • hiperemia;
  • descamação ou ulceração do mamilo;
  • secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.

 

A secreção associada ao câncer de mama, de modo geral, é transparente, rosada ou avermelhada. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila.

Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados, porém podem estar relacionados a doenças benignas da mama.

 

A atenção das mulheres em relação à saúde das mamas é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama, é importante conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas de câncer de mama.

 

A prevenção do câncer de mama não é totalmente possível devido a multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento da doença e ao fato de vários deles não serem modificáveis. Dessa forma, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerados modificáveis.

Os principais fatores de risco são o excesso de peso corporal, a falta de atividade física e o consumo de bebidas alcoólicas.

Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama.

Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Ir regularmente ao médico e fazer os exames de rotina necessários também é um fator determinante para o diagnóstico precoce da doença e maior chance de cura.

Se informar bem sobre o câncer de mama é essencial para conhecer as melhores maneiras de se fortalecer contra a doença e/ou fazer um diagnóstico adequado, aumentando também as chances de cura.

Não deixe de se cuidar e incentive ações que possam ajudar outras mulheres a vencer a luta contra o câncer de mama!


 

Notícias

Indique para um amigo

Compartilhe o site para um amigo.